quarta-feira, abril 26, 2006

Nós por cá, Educação e Tecnologias

O computador tornou-se num dos recursos educativos mais falados nas escolas. Em menos de vinte anos, o mundo das TIC alterou-se por completo mas ainda há muitas escolas onde o computador está fechado numa sala sem qualquer utilização útil.

Segundo um estudo divulgado no Relatório “As Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas: Condições de Equipamento e Utilização” (2000), da responsabilidade do DAPP (Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento), do Ministério da Educação; 94% dos professores queixam-se de falta de formação para o uso das TIC em contexto educativo. O relatório sublinha inclusive que a formação de professores nesta área é urgente.

Actualmente, segundo o relatório do DAPP, 70% das escolas do país, do 2º Ciclo ao Ensino Secundário, incluem as TIC no seu projecto educativo e 40% dispõem de um site na Internet. Contudo, entre 1998 e 2001, o ratio de computadores por aluno, nas escolas, desceu de 35 para 23. Enquanto a percentagem de professores que utilizam o computador na escola ronda os 25%, nos alunos este número varia entre os 25% e os 50%. Entre outros resultados, o estudo efectuado entre Abril e Julho de 2000, conclui que 89% das escolas do 2º ciclo em diante têm acesso à Internet. Embora a partilha dos computadores com este tipo de recursos seja ainda bastante limitada, os alunos são os principais utilizadores do computador nas escolas.

Um outro estudo realizado pelo DAPP “As Tecnologias da Informação e Comunicação. Utilização pelos Professores” refere que apenas 20% dos docentes utilizam o computador na sala de aula, apesar de a ele recorrerem frequentemente, em casa, para prepararem as aulas. Interessante é ainda verificar que 49% dos professores inquiridos considera que os seus alunos dominam melhor o equipamento informático que eles próprios. Outros números deste estudo devem ser referidos por reflectirem as tendências dos docentes portugueses e também as suas necessidades:

  • 78% dos professores considera que as TIC os ajudam a encontrar mais e melhor informação para a sua prática lectiva;
  • 65% consideram que as TIC tornam mais fáceis as suas rotinas de leccionação;
  • 51% diz ter recebido formação em TIC e conhecem as suas potencialidades;
  • 68% consideram que as novas potencialidades lhes exigem novas competências na sala de aula;
  • 47% dizem que encontram informação na Internet para a sua disciplina;
  • 62% reconhecem que as TIC tornam as aulas mais motivadoras para os alunos;
  • 52% consideram que a TIC encorajam os alunos a trabalhar em grupo;
  • 72% acreditam que os alunos adquirem conhecimentos novos e efectivos com a utilização das TIC.
Da parte dos alunos, embora nem sempre esteja presente na sala de aula, o computador é sobretudo utilizado para consulta e pesquisa de informação, num contexto de animação e ocupação de tempos livres. Quando os alunos não têm acesso aos computadores em casa ou nas escolas, fazem-no em centros de informática, bibliotecas ou juntas de freguesia.